Vida e Território (PGTA Tremembé) – 3º Módulo (etnomapeamento)

Vida e Território (PGTA Tremembé) – 3º Módulo (etnomapeamento)

Nos dias 31 de março, 01 e 02 de Abril de 2016, na aldeia São José Tremembé, terra indígena Córrego João Pereira, tivemos a realização do 3º Módulo do Plano de Gestão Territorial e Ambiental – PGTA Tremembé. Nesta etapa, os objetivos foram a qualificação e validação dos etnomapas produzidos na etapa anterior e o início do etnozoneamento.

A abertura dos trabalhos durante os três dias do módulo ocorreu sempre com o ritual do Torém no pátio da Escola Tremembé Rosa Suzana. Logo após, como forma de acolhimento e recepção dos participantes, a professora Keuliane Rodrigues apresentou um vídeo produzido a partir de imagens das etapas anteriores, contemplando indígenas de todas as comunidades.

Nesta segunda etapa, as discussões e os trabalhos nos grupos foram focados na qualificação dos mapas confeccionados pelos indígenas no primeiro módulo e que foram sobrepostos numa base cartográfica pela equipe técnica, cujos pontos de GPS foram marcados pelos indígenas durante atividade do tempo-comunidade. Deste modo, os Tremembé puderam acrescentar e/ou modificar alguns elementos nos etnomapas, agora já digitalizados e georreferenciados.

Como característica do PGTA Tremembé, os participantes interagiram e dialogaram, com intensa participação de mulheres, jovens e idosos, tornando o processo mais legítimo e qualificado.

Os grupos representativos de cada comunidade se dividiram para terminar os etnomapas, fizeram as possíveis correções necessárias e em seguida apresentaram para os demais. A apresentação permitiu que as lideranças de cada terra indígena pudesse conhecer o território dos parentes e socializar conhecimentos comuns.

Ainda neste módulo, os Tremembé do Córrego e de Queimadas construíram seus respectivos calendários sociocultural e agrícola, elencando e representando as datas importantes, festas, rituais e os trabalhos sazonais ligados às atividades produtivas (agricultura, caça, pesca, etc.). Os calendários complementam os dados referentes ao etnomapeamento, como um dos eixos do diagnóstico participativo.

Postagens Recentes
Apresentando 2 comentários
  • Dedita
    Responder

    👏👏👏

  • Ronaldo
    Responder

    PGTA Tremembé bombando!

Deixe um Comentário

Placa de identificação do viveiro de mudasIMG_4280