Vereda das Águas

logo-vereda-sem-fundo-01O projeto “Vereda das Águas”, aprovado no segundo edital de 2015 do Fundo Casa, visa assegurar a sustentabilidade hídrica, sanitária e ambiental da unidade de beneficiamento de frutas da comunidade de Telhas por meio da captação e armazenamento de água da chuva em cisternas tipo calçadão, garantindo o abastecimento da unidade e seu pleno funcionamento nos meses mais secos do ano.
Além da captação e armazenamento, o projeto pretende atuar na outra ponta do processo, ou seja, na destinação que se dá às águas cinzas e negras. Como se trata de uma comunidade indígena rural, atualmente as águas advindas da cozinha comunitária não recebe nenhum tratamento, sendo canalizada e despejada á céu aberto. Se é importante captar água, do mesmo modo é igualmente fundamental tratar os efluentes e dar a eles uma destinação ecologicamente correta. Neste sentido, o projeto pretende tratar as águas que saem da unidade de produção, implementando o saneamento ecológico do empreendimento, de modo que as águas sejam reaproveitadas em sistemas de irrigação utilizando zonas de raízes, consolidando assim, um ciclo virtuoso de utilização dos recursos hídricos.
As ações propostas contribuirão significativamente para a sustentabilidade econômica e socioambiental do empreendimento, permitindo que se agregue outros valores aos produtos dos Tremembé de Telhas associados à eficiência ecológica na gestão consciente e racional dos recursos hídricos.
Entre os objetivos do projeto estão:

  • Construir dois reservatórios, tipo cisterna, para armazenamento da água das chuvas, com capacidade total de 104 mil litros;
  • Construir uma unidade tratamento e saneamento ecológico das águas cinzas e negras produzidas na unidade de beneficiamento, de modo a assegurar o tratamento adequado e ambientalmente sustentável desses resíduos.

Salvar