rodape-banner

Tremembé Sustentável

Construir um modelo de desenvolvimento para povos e comunidades indígenas que contemple efetivamente a melhoria da qualidade de vida das famílias, o cuidado com a terra e demais recursos naturais, que promova a inclusão produtiva gerando trabalho e renda, que fortaleça o protagonismo de mulheres e jovens indígenas e, por fim, mas não menos importante, que faça tudo isso valorizando a história desses povos, suas memórias, saberes e tradições. É no contexto desse desafio que surgiu o Programa Tremembé Sustentável.

Esta iniciativa se constitui, portanto, como um conjunto integrado e sistemático de ações e projetos que visam promover o etnodesenvolvimento das comunidades Tremembé. Para levar a cabo esse objetivo estruturante, foi criado o “Programa de Educação e Sustentabilidade”, que entre outras ações, promove processos formativos, dialógicos e participativos que envolvem o planejamento, a elaboração e gestão endógena de projetos socioambientais.

Quando falamos em etnodesenvolvimento, queremos chamar a atenção para a construção de um modelo inclusão socioeconômica que leve em consideração o respeito, o protagonismo e a autonomia indígena na definição dos caminhos pelos quais seja possível o desenvolvimento dessas comunidades sem que elas tenham que abrir mão de suas formas organizacionais, modos e saberes tradicionais.

Nessa perspectiva, o Programa Tremembé Sustentável foi criado com a missão de dar visibilidade, promover e socializar um conjunto de ações, iniciativas e experiências operacionalizadas através de vários projetos de base comunitária nas comunidades Tremembé das terras indígenas Córrego João Pereira e Queimadas, situadas entre os municípios de Acaraú e Itarema.

As ações desenvolvidas estão relacionada aos eixos estruturantes do programa:
Formação, capacitação e qualificação dos índios Tremembé;
Gestão ambiental e territorial em terras indígenas;
Geração de trabalho, renda e agregação de valor;
Equidade de gênero e protagonismo das mulheres indígenas;
Fortalecimento institucional e organizacional das associações indígenas;
Valorização da história, cultura e tradições do povo Tremembé;