Localização

As comunidades dos índios Tremembé estão localizados no litoral oeste do Ceará, nos municípios de Acaraú, Itarema e Itapipoca, embora nem todas sejam litorâneas. Dentre essas comunidades, estão aquelas oficialmente territorializadas pela FUNAI e o Ministério da Justiça, como a terra indígena Tremembé de Queimadas, localizada em Acaraú, e o Córrego João Pereira, em Acaraú e Itarema.

Esta última é, até o presente momento, a única terra indígena homologada no Ceará, ou seja, passou por todas as etapas administrativas de regularização, cuja etapa final é a homologação da terra indígena pelo Presidente da República. A terra do Córrego João Pereira possui uma área total de pouco mais de 3.100 hectares, divididos em duas glebas, e está encravada na fronteira entre os dois municípios citados, onde apenas a comunidade Telhas se situa em solo acarauense.

Já a terra indígena Queimadas possui uma extensão de aproximadamente 767 hectares e está localizada na região central do município de Acaraú, distante aproximadamente 35 km da sede municipal, sendo circundada pelo Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú.

Para saber mais sobre a histórica do grupo indígena e outras informações de caráter etnográfico, antropológico e ambiental, consultar o link “publicações”.